Tendências para o Design Mobile 2023

Confira o que focar nas tendências para um bom design mobile para 2023.

O que significa um ótimo design mobile atualmente?

O design mobile evoluiu rapidamente nas últimas décadas e as expectativas dos usuários mudaram muito. Neste artigo, quero discutir 4 itens que os usuários esperam dos aplicativos móveis em 2023.

 

1. Boa usabilidade é um requisito essencial

Antigamente, a boa usabilidade era uma das propriedades mais importantes que separam o bom design mobile do ruim. Os usuários não toleram aplicativos com usabilidade ruim. Quando os usuários interagem com produtos mal projetados, eles os desinstalam ou deixam comentários negativos.

A Apple e o Google e outras grandes empresas, colocaram em suas empresas grandes recursos para os designers independentes, focando e facilitando o desenvolvimento de produtos com excelente usabilidade.

 

2. Um ótimo serviço de suporte ao cliente.

O mau serviço de suporte ao cliente é uma das áreas significativas de reclamações quando se trata da experiência do cliente. Essa tendência fica evidente quando se lê comentários de usuários em avaliações do Google Play.

Os usuários esperam poder resolver seus problemas sem sair do aplicativo. Um exemplo típico de design ruim é quando o aplicativo inicia um outro aplicativo de e-mail e redireciona o usuário para fora do aplicativo, acontece muito quando o usuário seleciona a opção de suporte ao cliente.

O serviço de suporte ao cliente deve ser integrado ao aplicativo, permitindo que o usuário resolva o problema sem sair do aplicativo. Vale destacar o uso excessivo de chatbots no atendimento ao cliente. As pessoas odeiam interagir com robôs (especialmente quando não é bem projetado), então é sempre melhor oferecer aos usuários um especialista em suporte ao cliente real do que uma máquina que não pode ajudá-los.

 

3. O prazer visual é superestimado

Efeitos visuais sofisticados que são tão populares na comunidade da Amazon como os efeitos visuais da Alexa não funcionam mais para usuários reais. Nos últimos anos, os criadores de produtos elevaram o nível e lançaram muitos aplicativos com estética excepcional. Como resultado, efeitos sofisticados não impressionam mais os usuários. Quando os usuários veem um efeito visual que leva semanas ou até meses para ser criado, eles pensam: “Ok, isso é legal, mas o que vem a seguir?” Quando os usuários decidem entre dois aplicativos concorrentes, A e B, e A tem uma estética excepcional, mas B oferece mais valor prático, os usuários escolherão o aplicativo B.

Isso significa que você não deve investir na criação de uma estética visual agradável? Não. Mas você deve priorizar seus esforços e investir em uma boa funcionalidade primeiro. O valor dos usuários ao usar seu produto é medido em ações que eles podem realizar ao usá-lo, não no prazer visual que eles obtêm.

 

4. Melhorar as opções de personalização

A personalização é aprender sobre as necessidades dos usuários e oferecer mais conteúdo e recursos que os usuários gostam. Em 2022 vemos muito potencial para criar melhores experiências personalizadas. Por exemplo, a aparência da tela inicial da Netflix vem mudando drasticamente nesses últimos meses, mas ainda faz com que os usuários pesquisem manualmente na grande biblioteca de filmes e gastem muito tempo encontrando o título relevante. Como resultado, é muito fácil gastar mais tempo procurando um filme que você deseja assistir, em vez de realmente assisti-lo. Por isso, chamadas relevantes do que seu público gosta inicialmente seria interessante colocá-las em destaque para caso queira jogos diretamente ao filme ou série.

Conclusão

Aqui estão algumas tendências para ficar de olho em 2023 e ao longo dos anos, e sempre experimente novos recursos, ajudará você a aprender e melhorar suas habilidades de design com a interatividade do design UX. Com o tempo você verá novas tendências e métodos, por isso é sempre bom se manter atualizado. Confira no nosso blog e nas nossas redes sociais conteúdos para novas formas de olhar o design

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.