O que é melhor? Um site único ou o template pronto?

Como você convence alguém de que um site personalizado é melhor que um Template pronto que você pode ser comprado online? Inicialmente, não tem uma resposta fixa. 

Os melhores designs são aqueles que resolvem problemas e satisfazem necessidades, e a customização nem sempre é a melhor estratégia. Grosseiramente falando, um site é como uma peça de vestido, uma peça idealizada com funcionalidades básicas. Os vestidos existem como uma forma bem diversa na nossa sociedade atual, eles podem trazer um simbolismo de representação étnica ou até mesmo uma mensagem de revolução, ou para nos proteger e no mundo virtual os sites são uma forma de representação da nossa persona online. 

 

Qual a melhor opção?

Para algumas pessoas, ter um vestido sob medida, perfeitamente moldado, cheio de estilo e pompas com identidade única é tão importante que elas não se incomodam em pagar milhões por esses benefícios. Essas pessoas recorrem aos estilistas e produtores de marcas exclusivas, no entanto, para outros, o alto custo é um grande uso desnecessário de dinheiro ou não podem pagar pelo serviço e optam pelas mais comuns. E procuram produtores que produzem mais amplamente, com menos estilos diferentes, visando atender o maior número de pessoas em um menor tempo possível.

Avaliar um design difere de avaliar um produto. A Ferrari é meticulosamente montada à mão, com as melhores peças que o dinheiro pode comprar, com bancos e acabamentos feitos sob medida para a escolha do cliente. Você acha que é um carro melhor do que o popular Chevrolet Onix construído aos milhares? É claro! Mas a Ferrari seria a melhor solução de transporte para todos? É claro que não! Começando pelo preço e utilidade!

A “melhor solução” para um executivo ir a uma reunião de negócios definitivamente não é a “melhor solução” para um adolescente ir ao Rock in Rio e vice-versa. Assim como um site exclusivo pode ser uma necessidade para grandes corporações multinacionais, mas não para empresas que oferecem serviços digitais específicos, dificilmente é a melhor opção para pequenas empresas, micro empresas, startups.

Esse modelo novo de criação de sites está em constante mudança e os templates são apenas uma das soluções que surgiram para atender a uma necessidade contínua de alta demanda, que intensificou depois da pandemia. O Facebook também é um exemplo de adaptação online que vem criando sua própria realidade, e trouxe diversos negócios para sua plataforma criando páginas para  esse público. O WhatsApp criando métodos de pagamento para poder integrar nos comércios sem precisar sair da plataforma. 

A realidade é haver uma grande disputa online para chamar atenção do público e se manter atrativo online não é fácil, principalmente dependendo da sua disponibilidade de tempo e investimento e para pequenas empresas o Template pode ser, sim, a melhor opção para começar a se adaptar a esse novo modelo de negócio e se integrar e ser parte da comunidade online gerando conhecimento.

Depois da criação da internet essa área nunca parou de crescer, um dia sequer, e de se integrar no nosso dia-a-dia, com isso o mercado exige adaptação e aqueles que não seguirem deixaram de chamar atenção online. 

Link:
https://qr.ae/pvbvNb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.